A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) partilhou, esta quinta-feira, uma nota informativa a recordar os cuidados a ter na condução durante períodos de queda de neve.
Isto porque, “de acordo com a informação do IPMA”, prevê-se queda de neve “acima de 1.200/1.400 metros a partir do final da tarde de hoje, podendo atingir cotas mais baixas”. Espera-se também, para esta quinta-feira, “queda de neve na Serra da Estrela a partir do final da tarde”.
Por isso, a ANEPC lista alguns cuidados a ter na condução, nomeadamente “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de gelo nas vias”.
De seguida, recomenda-se também “evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve”. Quando isso “não for possível”, no entanto, o condutor deverá “verificar o estado dos pneus e respetivas pressões”, “colocar as correntes de neve nos veículos” e “assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas”.
“Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de funcionamento” é também um dos cuidados a ter, segundo a ANEPC, recordando que “nas vias afetadas pela acumulação de neve são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais”.
A lista de cuidados a ter é longa, recomendando a ANEPC “evitar circular” em vias onde ocorra queda de neve “com veículos pesados, em particular articulados, veículos com reboque e veículos de tração traseira”.
O condutor deverá, também, “estar atento às informações de meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”.
“Ter uma postura defensiva a conduzir é também ajudar os outros utentes da estrada”, conclui a ANEPC.
Para sexta-feira, o IPMA prevê “queda de neve acima de 1.200/1.400 metros de altitude, baixando temporariamente a cota para 800/1.000 metros no extremo norte durante a madrugada e manhã”.
Leia Também: Frio extremo deixa milhares sem eletricidade na Europa central e do norte