O Rali de Itália/Sardenha, sexta prova do mundial de ralis WRC, começou com emoções fortes nesta sexta-feira (04/06), com o francês Sébastien Ogier, da equipe Toyota, liderando no final do primeiro dia. Ogier, que conquistou o título mundial em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, mostrou mais uma vez sua habilidade e determinação ao garantir uma vantagem de dois segundos sobre seu compatriota Adrien Fourmaux, da equipe Hyundai.
Ogier, atual líder do campeonato, não decepcionou e mostrou por que é considerado um dos melhores pilotos da atualidade. Com perícias surpreendentes, ele conquistou três dos seis estágios do dia, assumindo a liderança e deixando seus competidores para trás. Mesmo com as condições desafiadoras do percurso, com a pista cheia de pedras soltas e trechos bastante técnicos, Ogier conseguiu manter um ritmo constante e garantir a primeira posição.
Ao final do dia, Ogier expressou sua satisfação com o resultado. “É sempre bom começar com uma boa liderança, mas ainda temos muito pela frente e não podemos nos acomodar. A equipe fez um ótimo trabalho no carro e vamos continuar dando nosso melhor para manter essa posição”, declarou o piloto.
Mas a disputa está longe de ser encerrada. Adrien Fourmaux, que conquistou sua primeira vitória no campeonato na etapa anterior, na Croácia, mostrou que está em excelente forma e não vai facilitar para Ogier. O piloto da Hyundai fez uma excelente performance durante todo o dia e promete uma grande batalha pela liderança nos próximos dias do rali.
Além disso, também há outros pilotos que merecem destaque nessa primeira etapa do Rali de Itália/Sardenha. O estoniano Ott Tänak, da equipe Hyundai, não ficou muito atrás de Ogier e Fourmaux, alcançando a terceira posição do dia, a apenas 7,4 segundos do líder. Já o atual campeão mundial, o britânico Elfyn Evans, da equipe Toyota, teve um dia difícil e terminou em quarto lugar, mas ainda há muito rali pela frente e ele certamente buscará melhorar sua posição.
A sexta-feira também foi marcada por alguns contratempos, com muitos competidores enfrentando problemas mecânicos e acidentes durante a corrida. Um dos maiores destaques foi o piloto finlandês Kalle Rovanperä, da equipe Toyota, que liderava a prova até sofrer um acidente no último estágio do dia. Mesmo assim, ele conseguiu terminar o dia em quinto lugar, mostrando que não vai desistir tão facilmente.
Outro destaque foi o piloto espanhol Dani Sordo, que conquistou a vitória no último estágio do dia, garantindo a sexta posição na classificação geral. A categoria RC2, para carros de duas rodas motrizes, foi liderada pelo finlandês Teemu Suninen, da equipe Ford. Já na categoria WRC2, que inclui veículos de quatro rodas motrizes, o espanhol Pepe López conquistou a primeira posição, seguido pelo norueguês Mads Østberg e pelo belga Thierry Neuville.
No sábado (05/06), os competidores enfrentarão mais oito estágios, com um total de 132,04 km de percurso. Eles passarão por trechos ainda mais desafiadores, com terrenos rochosos e muito pó, o que exigirá ainda mais concentração e habilidade dos pilotos. É importante ressaltar que o Rali de Itália/Sardenha é conhecido por ser uma das provas mais difíceis e exigentes do campeonato, o que torna a disput