Os fãs de automobilismo ao redor do mundo estão em festa, pois os testes de pré-temporada da Fórmula 1 finalmente começaram nesta quarta-feira, no Bahrain. Após meses de espera, os carros finalmente voltaram às pistas para os primeiros testes antes do início da temporada de 2021.
O Bahrain International Circuit, famoso por sediar o Grande Prêmio do Bahrain, foi o local escolhido para dar início aos testes de pré-temporada. As equipes e pilotos aproveitaram o clima agradável e as excelentes condições da pista para começar a colocar seus carros à prova.
Apesar de ainda serem apenas testes, a expectativa dos fãs e das equipes é grande. Afinal, é a primeira oportunidade de ver os carros em ação e ter uma ideia do que podemos esperar para a temporada que se aproxima. E, até agora, os resultados têm sido animadores.
A equipe Mercedes, atual campeã do mundial de construtores, mostrou que continua forte e competitiva. O piloto Lewis Hamilton, heptacampeão mundial, liderou o primeiro dia de testes e mostrou que está determinado a conquistar seu oitavo título na categoria. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, também teve um bom desempenho e ficou em segundo lugar na tabela de tempos.
Outra equipe que chamou a atenção foi a Red Bull. Com o jovem Max Verstappen ao volante, a equipe austríaca mostrou um bom ritmo e ficou em terceiro lugar na tabela de tempos. A equipe tem grandes expectativas para esta temporada e espera finalmente desafiar a Mercedes pelo título.
A Ferrari, que teve um desempenho abaixo do esperado em 2020, parece ter dado a volta por cima. O piloto espanhol Carlos Sainz, que se juntou à equipe este ano, ficou em quarto lugar nos testes, seguido por seu companheiro de equipe, Charles Leclerc. A equipe italiana espera voltar a brigar pelas primeiras posições e dar alegrias aos seus fãs.
Outra novidade nesta temporada é a chegada da Aston Martin, que retorna à Fórmula 1 após mais de 60 anos. A equipe, que antes era conhecida como Racing Point, mudou de nome e trouxe o tetracampeão mundial Sebastian Vettel para ser o companheiro de equipe de Lance Stroll. Apesar de ainda estarem se adaptando ao novo carro, a equipe mostrou um bom ritmo nos testes e promete ser uma das surpresas deste ano.
Além das equipes tradicionais, as equipes menores também estão mostrando um bom desempenho nos testes. A AlphaTauri, equipe satélite da Red Bull, ficou em sexto lugar na tabela de tempos, seguida pela Alpine, que mudou de nome após a compra da equipe Renault pela montadora francesa. A Alfa Romeo e a Williams, que tiveram um desempenho abaixo do esperado em 2020, também mostraram melhorias e prometem brigar por pontos nesta temporada.
Os testes de pré-temporada também são uma oportunidade para os pilotos novatos se adaptarem aos carros da Fórmula 1. Este ano, temos três estreantes na categoria: Mick Schumacher, filho do lendário Michael Schumacher, que correrá pela equipe Haas; Nikita Mazepin, também da Haas; e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri. Os três pilotos mostraram um bom desempenho nos testes e prometem ser uma adição emocionante à categoria.
Além dos testes, os fãs também estão ansiosos para ver as mudanças que foram feitas nos carros para esta temporada. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) introduziu algumas mudanças no regulamento técnico, com o objetivo