O Ministério da Energia e Águas realizou, nos dias 27 e 28 de setembro do ano em curso, no Auditório da Igreja Católica “Dom Armando Amaral dos Santos”, na província de Benguela, o 12º Conselho Consultivo do MINEA, sob o tema “Energia e Águas: Rumo à Expansão e Melhoria da Qualidade dos Serviços”.
Durante a abertura, Sua Excelência, o Governador da Província de Benguela, Luís Manuel da Fonseca Nunes, deu as boas-vindas, expressou gratidão pela escolha da província como sede do evento e comprometeu-se a cooperar para atender às necessidades da população, especialmente na implementação de novos projetos de investimento para atender ao crescimento na região.
O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, agradeceu à colaboração do Governo da Província de Benguela, destacando a importância da atração de investimentos e parcerias público-privadas, bem como a necessidade de ajustes nos modelos de mercado, tarifários e sustentabilidade das empresas públicas. Enfatizou a relevância da melhoria na arrecadação de receitas e na redução de custos nesse processo.
O evento teve como objetivo avaliar o cumprimento das recomendações do 11º Conselho Consultivo, abordando temas como o balanço do Plano de Ação do Setor 2018-2022, o modelo de mercado, eficiência tarifária, sustentabilidade das empresas e a apresentação do Plano de Ação do Setor para o quinquênio 2023-2027.
Além das sessões, ocorreram eventos paralelos, incluindo uma visita à central fotovoltaica do Biópio e a inauguração do Centro de Despacho Regional da ENDE, no município do Lobito, província de Benguela, como parte da estratégia de evolução tecnológica dos serviços de distribuição.
Na cerimônia de inauguração, João Baptista Borges ressaltou a importância do Centro para a eficiência da Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade. O Ministro também realizou um gesto solidário, doando uma motorizada de três rodas a José André, um jovem de 30 anos com deficiência física.
O evento contou com a participação de autoridades locais, representantes de diversas províncias e ministérios, membros de conselhos de administração de empresas do setor, parceiros, convidados e outros participantes virtuais, totalizando 224 participantes.