Miguel Oliveira, piloto português da equipa Red Bull KTM Tech3, alcançou a 17.ª posição no treino cronometrado do Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, que se realizou esta sexta-feira, dia 18 de junho, no circuito de Sachsenring. Com uma performance sólida, Oliveira mostrou mais uma vez a sua capacidade de adaptação e superação em condições desfavoráveis, enquanto o seu compatriota, Fabio Di Giannantonio da equipa VR46, foi o mais rápido do dia.
O circuito de Sachsenring é conhecido por ser um dos mais desafiantes do calendário do MotoGP. O seu traçado sinuoso, com muitas curvas fechadas e alternando entre subidas e descidas, exige muito fisicamente dos pilotos e também das motos. Além disso, a pista também foi um desafio extra, uma vez que a dupla de pilotos não teve a oportunidade de a testar durante as sessões de pré-temporada, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19.
No entanto, isso não foi um obstáculo para Miguel Oliveira. O piloto português mostrou desde cedo que estava confortável com o traçado de Sachsenring, marcando um ritmo sólido e consistente durante os treinos livres. Na sessão de qualificação, Oliveira conseguiu melhorar o seu tempo na sua última volta, garantindo assim um lugar na quinta linha da grelha de partida para o Grande Prémio.
Apesar de não ter alcançado o resultado que gostaria, Miguel Oliveira está confiante para a corrida de domingo. “Foi uma qualificação difícil, mas sinto-me confortável com a moto e com o ritmo no circuito. Na última volta, consegui melhorar o meu tempo e isso é muito positivo para as próximas corridas. Vamos tentar recuperar posições na corrida e lutar pelo melhor resultado possível”, afirmou o piloto português após a qualificação.
A determinação e resiliência de Miguel Oliveira já são conhecidas no mundo do MotoGP. Desde a sua estreia na categoria rainha em 2019, o piloto português tem conseguido resultados notáveis, conquistando inclusive a sua primeira vitória no último Grande Prémio de Portugal. Além disso, Oliveira tem mostrado a sua capacidade de adaptação a diferentes condições e circuitos, como foi o caso da corrida realizada em Le Mans, onde o piloto português obteve um top 10, apesar das condições de pista extremamente molhadas.
E esta capacidade de adaptação e superação foi novamente evidenciada no circuito de Sachsenring, onde o piloto português mostrou que está cada vez mais à vontade com a sua KTM RC16. A equipa Red Bull KTM Tech3 tem trabalhado em conjunto com Oliveira, buscando encontrar a melhor afinação da moto para cada corrida, e os resultados estão à vista.
Outro piloto que se destacou no treino cronometrado foi Fabio Di Giannantonio. O jovem italiano, membro da equipa VR46, conseguiu a sua primeira pole position na categoria rainha, demonstrando um ritmo impressionante e ficando à frente de nomes como Johann Zarco, atual líder do campeonato, e Marc Marquez, o oito vezes campeão do mundo.
Di Giannantonio, que é sobrinho do lendário Valentino Rossi, tem apresentado um forte desempenho no MotoGP, tendo já alcançado três top 10 nesta temporada e mostrando uma promissora evolução ao longo das corridas. A sua pole position no circuito de Sachsenring é mais um marco na sua carreira, demonstrando que o piloto de apenas 22 anos tem um futuro brilhante pela frente.
A corrida de domingo promete ser emocionante, com dois pil