A seleção portuguesa feminina de basquetebol tem uma figura inspiradora e motivadora à frente da equipa: a capitã Sofia da Silva. Com uma vasta experiência em competições internacionais, Sofia é uma líder nata e está determinada em levar Portugal ao sucesso no Campeonato da Europa deste ano.
Com a estreia de Portugal num Campeonato da Europa de basquetebol feminino, Sofia da Silva está confiante de que a equipa está pronta para enfrentar o desafio e superar as expectativas. Em entrevista, a capitã da seleção falou sobre as suas expetativas e acredita que é possível avançar para os quartos de final.
“É um momento histórico para o basquetebol feminino em Portugal e para nós, enquanto equipa. Sabemos que o nosso grupo é composto por equipas fortes e experientes, mas estamos focadas e determinadas em dar o nosso melhor e conseguir resultados positivos”, afirmou Sofia.
A seleção portuguesa integra o Grupo D do torneio, juntamente com a Bielorrússia, a Itália e a Suécia. No primeiro jogo, Portugal enfrentará a Bielorrússia, equipa que vem de uma sequência de vitórias em competições internacionais. No entanto, Sofia e a equipa estão preparadas para o desafio.
“Sabemos que a Bielorrússia é uma equipa forte, mas também temos as nossas armas. Vamos dar o nosso melhor em campo e lutar por cada bola, cada ponto. Não há espaço para erros quando estamos a representar o nosso país”, afirmou a capitã.
Com um misto de juventude e experiência na equipa portuguesa, Sofia acredita que esta é uma oportunidade única para as jogadoras mais novas aprenderem e crescerem como atletas. “Temos uma equipa jovem, mas com jogadoras experientes que têm muito a ensinar às mais novas. Estamos aqui para competir, mas também para aproveitar ao máximo esta experiência e para mostrar o nosso valor”, disse Sofia.
Apesar de ser a primeira vez que Portugal compete num Campeonato da Europa de basquetebol feminino, a equipa está determinada e motivada a dar o seu melhor em cada jogo. Sofia enfatiza que a união e a determinação da equipa serão cruciais para alcançar o sucesso.
“Somos uma equipa forte e unida, trabalhamos juntas para o mesmo objetivo. Acreditamos nas nossas capacidades e estamos prontas para enfrentar qualquer adversidade. Já ultrapassamos muitos obstáculos para chegar aqui e não vamos desistir facilmente”, afirmou a capitã.
E, com o apoio dos fãs e do país, a capitã da seleção espera que o basquetebol feminino em Portugal ganhe ainda mais destaque. “Estamos a lutar por nós, mas também pela modalidade e pela igualdade de género no desporto. Queremos mostrar que as mulheres também podem ser bem-sucedidas no mundo do basquetebol”, disse Sofia.
A estreia de Portugal no Campeonato da Europa feminino de basquetebol será um marco importante para a modalidade no país. Sofia da Silva e toda a equipa estão confiantes de que podem fazer uma boa campanha e superar as expetativas, enquanto desfrutam da experiência única de competir a nível internacional.
O Campeonato da Europa de basquetebol feminino acontecerá de 27 de junho a 7 de julho, na Sérvia, Letónia, República Checa e Espanha. Já a estreia de Portugal será no dia 27 de junho às 12h00, contra a Bielorrússia. A equipa portuguesa conta com o apoio de todos os portugueses para alcançar o sucesso e fazer história no basquetebol femin