A Páscoa é uma das celebrações mais importantes para os cristãos ao redor do mundo. É o momento de relembrar a ressurreição de Jesus Cristo e compartilhar momentos felizes com a família e amigos. No entanto, a Páscoa também é uma época de grande movimentação no mercado, com bilhões de dólares sendo movimentados globalmente. É o que podemos chamar de “Páscoa bilionária”.
Desde chocolates, decorações, presentes até viagens e passeios, a Páscoa é um período em que muitos setores da economia se beneficiam. Segundo uma pesquisa da National Retail Federation, apenas nos Estados Unidos, os gastos com a Páscoa em 2019 foram estimados em US $18,11 bilhões. No Brasil, estudos apontam que as vendas nessa época chegam a movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões.
Mas o que faz da Páscoa uma data tão lucrativa? Analisando as diversas áreas que se beneficiam desse feriado, podemos entender melhor os motivos dessa bilionária movimentação.
Chocolate: o protagonista da Páscoa bilionária
O chocolate é sem dúvida o produto que mais se destaca nessa época do ano. Seja na forma de ovos, coelhos ou barras, o chocolate é a estrela da Páscoa. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o Brasil produziu 8 mil toneladas de chocolates para a Páscoa de 2020, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
Além disso, os ovos de Páscoa tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, com opções que vão desde os mais simples até os mais elaborados e sofisticados, com preços que podem ultrapassar facilmente os R$ 100. Essas variações de produtos atendem a todos os tipos de consumidores, desde aqueles que buscam opções mais acessíveis até os mais exigentes.
É interessante observar também que, além da produção de chocolates, a Páscoa também gera oportunidades de trabalho. Muitos negócios, especialmente os pequenos e médios, aumentam a produção para atender à demanda e acabam contratando temporários para auxiliar na produção, embalagem e distribuição dos chocolates.
Turismo: um dos setores mais beneficiados
A Páscoa também é um período muito movimentado para o turismo. É comum vermos famílias viajando para aproveitar o feriado prolongado e conhecer novos lugares. Afinal, quem não gosta de passar a Páscoa em uma cidade diferente ou até mesmo em outro país?
Com isso, hotéis, pousadas e resorts ficam lotados durante a Páscoa. Além disso, o turismo religioso também é muito forte nessa época, com muitas pessoas visitando cidades e locais históricos para relembrar os acontecimentos que marcaram a Páscoa.
Outra tendência que tem crescido é o turismo gastronômico, com a procura por restaurantes que ofereçam cardápios especiais para a Páscoa. Além disso, muitas regiões realizam festivais e feiras com pratos típicos da época, atraindo turistas e movimentando a economia local.
Presentes e decorações: o espírito da Páscoa
Além dos tradicionais ovos de chocolate, a Páscoa também é um momento de trocar presentes com familiares e amigos queridos. Muitas lojas aproveitam a data para lançar produtos temáticos e promover campanhas especiais, o que acaba gerando um aumento nas vendas.
As decorações também são muito comuns nessa