O Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, deu início nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a uma viagem pelo sul do país, começando pela província do Cuanza Sul, onde inspecionou diversos projetos do setor elétrico e de águas sob sua gestão.
A comitiva incluía os Presidentes dos Conselhos de Administração da PRODEL, Pedro Afonso, da ENDE, Hélder Adão, a Diretora Nacional das Águas, Elsa Ramos, e outros altos funcionários do MINEA e empresas parceiras, cumprindo uma extensa agenda de trabalho que abrange visitas às seguintes infraestruturas:
O ministro iniciou sua visita às obras de eletrificação ao sul de Calulo, um projeto que visa eletrificar a Vila da Quibala, incluindo a construção de uma subestação e redes de distribuição para beneficiar cerca de 5.630 habitantes. As obras começaram em janeiro de 2023 e estão 81% concluídas, com previsão de término em agosto de 2023.
Ele também visitou a construção de uma subestação de alta tensão conectada à Rede Nacional, iniciada em 2023 e com conclusão prevista para o próximo ano. A obra está 75% concluída e gerou 150 empregos diretos. Quando finalizada, beneficiará 28 comunidades.
O Ministro Baptista Borges avaliou a inoperância do Sistema de Abastecimento de Água da Quibala, que deverá ser reabilitado para atender cerca de 30 mil pessoas.
A caminho da província do Huambo, o ministro inspecionou a implementação dos primeiros Postes de Transformação (PT’s) que fornecerão energia elétrica às comunidades mencionadas.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, Luanda, 11 de dezembro de 2023 João Baptista Borges João Baptista Borges João Baptista Borges