Borbulhas nos ouvidos são muito incómodas. Quando aparecem o que devemos fazer? Podemos espremer? Recentemente, na Prevention, Susan Bard, uma dermatologista, esclareceu todas as dúvidas e, más notícias, o melhor é mesmo não mexer.
Infelizmente, são poucas as pessoas que seguem este conselho, afirma a médica. Por isso, se a borbulha for realmente dolorosa e tiver uma cabeça muito evidente, ou seja, estiver muito muito branca no centro, use apenas dois cotonetes para a espremer, aconselha.
Leia Também: Esqueça os cremes! Melhore a saúde da sua pele com este hábito simples
Deve fazer isto apenas em áreas visíveis “qualquer coisa dentro do ouvido não deve ser tocada por ninguém, exceto, claro, um profissional de saúde”, alerta.
Recomenda que use os cotonetes, e não as mãos, porque ao usar os dedos, aplica mais força, explica. Para além disso, “as unhas podem causar mais traumas no ouvido” e espalhar bactérias caso não estejam lavadas corretamente, o que aumenta o risco de infeção.
Quando a borbulha não tem uma cabeça visível, mas causa muitas dores, a dermatologista aconselha que aplique compressas mornas no local ou tratamentos para manchas de acne que contenham peróxido de benzoílo, “uma vez que combatem as bactérias causadoras da acne”, acrescenta. Tente aplicar com muito cuidado porque o ouvido é uma área sensível.
Leia Também: O simples exercício facial que ajuda a manter a pele com aspeto jovem