Conhecido apenas como PC Siqueira, Paulo Cezar Goulart Siqueira foi encontrado morto, na quarta-feira (27), em seu apartamento em São Paulo. Considerado parte da primeira geração de youtubers, o ex-apresentador da MTV passou de ‘webcelebridade’ dos anos 2000 para investigado em 2020. Relembre abaixo a trajetória do influencer!
O que você precisa saber:
PC Siqueira foi encontrado pela Polícia Militar e chegou a receber atendimento de uma ambulância no local, mas teve a morte declarada na tarde de quarta-feira (27); A ocorrência foi registrada como suicídio, principalmente após depoimento da namorada do youtuber, Maria Watanabe; O influencer de 37 anos lutava contra ansiedade e depressão há alguns anos e viu a carreira ruir após denúncia de pedofilia.
Leia mais!
Direitos autorais: OpenAI e Microsoft são processadas pelo The New York TimesMicrosoft Copilot ganha aplicativo para AndroidGoogle lança ferramenta de IA para mensagens de texto
Nascido em Guarulhos, na Grande São Paulo, PC Siqueira foi membro da primeira geração de youtubers do Brasil, ganhando notoriedade com o canal “maspoxavida”, em 2010.
Considerado uma webcelebridade da época, em 2011 passou a apresentar programas na MTV, entre eles “PC na TV”, “MTV Games” e “Nunca Verão”. Em 2013, ele foi dispensado pela emissora.
Conciliando sempre o trabalho na internet com a televisão, em 2015 entrou para o programa “Jorgecast” na PlayTV. Em 2019 participou do reality show “O Aprendiz”, na Record TV e, entre 2017 e 2020, fez parte do canal “Ilha de Barbados”, ao lado de Rafinha Bastos e Cauê Moura.
A saída do Ilha de Barbados e declínio na carreira ocorreu a partir de 2020, quando um vídeo divulgado no Twitter (agora X) mostrou uma suposta troca de mensagens na qual PC admitia atos de pedofilia. O youtuber passou então a ser investigado pela 4ª Delegacia de Proteção à Pessoa, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) sob acusação de pornografia infantil.
PC Siqueira repudiou as acusações e listou diversos erros no vídeo que indicariam uma falsificação. A investigação policial não encontrou provas sobre o caso.
Se formos prestar atenção nesse vídeo asqueroso, ele leva 1 minuto e 31 segundos para o relógio do celular mudar! Nem esse cuidado os falsificadores tiveram. Além disso, o símbolo de verificação tem um espaçamento diferente do verdadeiro. Está tudo ali, para quem quiser ver. Enfim, são muitas evidências que demonstram a falsificação mal-feita. A mais importante delas é que não sou eu.
PC Siqueira em suas redes sociais, na época.
Após o caso viralizar, PC mudou o nome do canal do YouTube e relatou problemas financeiros. Durante 2023, ele atuou como tatuador.
Caso precise de ajuda ou informações, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), que dá apoio emocional e preventivo ao suicídio. Ligue para 188 (número gratuito) ou acesse www.cvv.org.br. O Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de sua cidade também pode auxiliar.
O post Quem foi PC Siqueira, um dos primeiros youtubers do país apareceu primeiro em Olhar Digital.